Notícias

Câmara cobra quebra de monopólio dos cartórios de Teresina
Na capital, apenas um cartório concentra 70% da demanda, além do atendimento demorado

A Câmara Municipal de Teresina voltará a procurar o Tribunal de Justiça do Piauí e a Ordem dos Advogados do Brasil, seção do Piauí, para solicitar urgência no processo de descentralização dos cartórios.

Foi o que ficou definido esta semana, após o pronunciamento feito pelo vereador Gilberto Paixão (PT), aparteado por vários parlamentares, sobre o pesadelo que a população vive, de acordo com o que foi divulgado pelos parlamentares,  diante do monopólio dos cartórios de Teresina.

De acordo com o vereador petista, Teresina possui três ou quatro cartórios de registro de imóveis, sendo que um deles é responsável por 70% da demanda, mas a burocracia e a demora no atendimento predominam nestes estabelecimentos. Ainda segundo Paixão, a cidade possui hoje quase 900 mil habitantes, mas existem cerca de 20 cartórios, todos localizados no centro e não possuem estrutura e funcionários para prestar um bom serviço.

O parlamentar afirmou que tem sido cobrado constantemente, ouvido queixas absurdas sobre a qualidade dos serviços  e sobre a demora na abertura de novos cartórios para atender a população.

“A Câmara Municipal de Teresina tem o dever de entrar nesta luta contra o monopólio dos atuais cartórios, pois a população não aguenta mais tanto descaso e desrespeito. Sabemos que esta luta precisa ser intensificada”, disse.

 

Fonte: Capital Teresina