A via crúcis que muitos fumacenses enfrentam para chegar a Urussanga em busca de serviços cartorários e a longa espera devido ao acúmulo de processos em tramitação estão prestes a acabar.
O Tribunal de Justiça de Santa Catarina pretende instituir no Cartório de Morro da Fumaça os trabalhos de Registro de Títulos e Documentos (RTD), Registro de Pessoa Jurídica e Protestos.
A novidade foi apresentada na Câmara de Vereadores pela oficial do Cartório, Júlia Tasso Barzan. “O TJ pediu que eu me pronuncie até esta sexta-feira, e com certeza serei a favor da implantação destes novos serviços. Também irei lutar para trazer o Registro de Imóveis”, salientou.
Entre os benefícios destacados por Júlia está a agilidade na tramitação dos registros, a geração de empregos e a retirada de um grande número de pessoas do trânsito, já que não precisarão mais se deslocar a Urussanga. “Nem o município, nem o Estado, nem o Tribunal de Justiça terão ônus e a sociedade será a maior beneficiada”, disse.
O presidente do Legislativo Renato Zaccaron (PMDB), também elencou algumas das melhorias que as novidades proporcionarão à cidade. “É um grande passo que não contribuirá somente com Morro da Fumaça, mas também com nossos municípios vizinhos. O setor imobiliário também sofre, e com a chegada do Registro de Imóveis, isso será solucionado. Muitos fumacenses não perderão mais um dia inteiro para ir a Urussanga como acontece atualmente”, concluiu.
Resultado da luta dos vereadores
Recentemente os vereadores, ao lado de outras autoridades, montaram uma comitiva e foram ao TJ, em Florianópolis, para solicitar a instalação do Fórum, já que Morro da Fumaça tem a sua Comarca aprovada desde 1994.
Júlia salientou que a ampliação dos serviços oferecidos pelo Cartório é o resultado desta insistência. “Este é o primeiro passo para a vinda do Fórum e é resultado da comitiva de vereadores e autoridades que esteve no Tribunal recentemente e que defende a ampliação dos serviços prestados. Parabéns a todos os envolvidos”, comentou.
Feliz com a notícia, Zaccaron enalteceu a importância da conquista. “Estou feliz com os frutos que aquela reunião no TJ está gerando. Este é um movimento apartidário, por isso precisamos nos unir e mostrar força para que os fumacenses possam sair ganhando”, falou Zaccaron que ainda deixou claro que a luta para trazer o Fórum não acabou. “Vamos continuar batalhando. Já estivemos nos municípios de Treze de Maio e Sangão para convidá-los para fazer parte de nossa Comarca e facilitar a vinda do Fórum. Não vamos desistir desta causa”, finalizou.
Colaboração: Marciano Bortolin
Fonte: Sul in foco
Foto: Blogspot Morro da Fumaça