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Cartórios vão emitir certidões eletrônicas em todo o país
Rede que interliga cartórios vai permitir que documentos sejam encomendadas pela internet

Uma rede que interliga cartórios vai permitir que qualquer pessoa encomende uma certidão eletrônica de nascimento, de casamento ou de óbito pela internet em todo o Brasil.

Esse serviço já está disponível em quatro estados – São Paulo, Santa Catarina, Espírito Santo e Acre. Agora, será estendido ao restante do país.

Isso vai ser possível com a inauguração no último sábado (16), em São Paulo, da Central de Informações de Registro Civil das Pessoas Naturais (CRC), uma rede que vai interligar os cartórios de todo o país pela internet.

Com ela, não vai mais ser necessário ir ao cartório onde foi feito o registro para obter a certidão. A ideia é que os 8 mil cartórios brasileiros estejam integrados à CRC dentro de um ano, diz uma nota da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo.

Como funciona

Para encomendar uma certidão, o interessado deve ter informações sobre o cartório onde o documento está arquivado (como estado, comarca, município e distrito) – além do número do livro, da folha e do registro da certidão.

Depois de informar esses dados e efetuar o pagamento, o internauta receberá, por e-mail, um link para baixar o documento. O prazo é de três dias úteis depois da confirmação de pagamento.

Em São Paulo, onde a tecnologia está em operação há um ano e meio, esse serviço custa R$ 24,10. Cerca de 10% das certidões emitidas no estado já são eletrônicas.

Geradas em formato PDF, elas têm a mesma validade legal dos documentos convencionais. Porém, não podem ser utilizadas na forma impressa.

Quem precisar de uma certidão em papel também pode pedi-la pela internet. O documento será entregue pelo correio. O serviço está disponível no site registrocivil.org.br.

Fonte: Exame

Foto: Renato Araújo/Agência Brasil