O corregedor-geral da Justiça, desembargador Lauro Augusto FabrÃcio de Melo, acompanhado do corregedor, desembargador Eugenio Achille Grandinetti apresentou na tarde de hoje 22/10, em seu gabinete, a edição do novo Código de Normas da Corregedoria – Geral da Justiça do Estado do Paraná. A nova edição foi idealizada em parceria com a Associação dos Notários e Registradores do Estado do Paraná (Anoreg), uma vez que trata exclusivamente do Foro Extrajudicial.
De acordo com o desembargador Lauro FabrÃcio de Melo os trabalhos que duraram em torno de um ano e meio representam uma grande conquista que normatiza toda a matéria do foro extrajudicial e auxilia nos trabalhos dos operadores do direito e dos agentes delegados. A normatização atende os seguintes cartórios e serviços: notários e registradores, registro civil de pessoas naturais, registro civil de pessoas jurÃdicas, registro de imóveis, serviços de tabelionatos de notas e tabelionato de protestos e tÃtulos, inclusive dos serviços distritais.
Para o diretor da Anoreg Ricardo Augusto de Leão o novo Código de Normas é uma atualização que ajuda e contribui diretamente nos ofÃcios como material de apoio para os cartórios. “Muitas mudanças de lei, provimentos e ofÃcios circulares estão todos compilados em forma de artigos no novo Código. Todas as normas foram reavaliadas e modernizadas, o que facilitará muito o nosso dia a dia na formalização dos procedimentos.” Ainda de acordo com o diretor, todos os cartórios do estado receberão a nova edição nos próximos dias.
Presentes também ao ato os juÃzes auxiliares da corregedoria Carlos MaurÃcio Ferreira e Vânia Maria da Silva Kramer; a assessora jurÃdica Simone Ribeiro Gama Trichesos; os diretores da Anoreg – Mário Martinelli, Cláudio Roberto Bley Carneiro, além do editor da J.M. Livraria JurÃdica e Editora – Juraci Moreira.
Fonte: TJPR