Saiu o edital! O Tribunal de Justiça de Alagoas publicou no Diário de Justiça, o edital de concurso de cartórios extrajudiciais (Concurso TJ AL Cartórios 2018). De acordo com o documento de abertura, são 199 vagas distribuÃdas entre as funções de tabeliães, notários e registradores. As oportunidades são para todo o Estado.
O concurso de Cartórios do TJ/AL 2018será realizado sob a responsabilidade da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa – FUNDEPES; e, no que concerne à realização das fases de Prova Objetiva, Prova Discursiva e Técnica, Prova Oral e Prova de TÃtulos, pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL, por meio do Núcleo Executivo de Processos Seletivos – COPEVE/UFAL.
Além disso, cabe ao Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas a fase de Investigação de Vida Funcional e Pessoal, Exames de Saúde FÃsica, Mental e Aptidão Psicológica e convocação dos candidatos aprovados, a avaliação dos requisitos básicos e a outorga de delegações dos candidatos aprovados.
Do quantitativo de vagas oferecidas, 20% serão reservadas as pessoas com deficiência.
Os candidatos que se inscreveram no perÃodo de 23 de abril de 2014 a 22 de maio de 2014; e de 7 de novembro 2014 a 8 de dezembro de 2014, já estão automaticamente inscritos no novo concurso. Caso não haja mais interesse em participar deste certame, o candidato deverá solicitar a devolução da taxa de inscrição seguindo os procedimentos presentes no edital, até o dia 9 de fevereiro.
Para provimento da outorga de delegações, o candidato deverá preencher os seguintes requisitos: a) nacionalidade brasileira; b) idade mÃnima de 18 (dezoito) anos; c) pleno exercÃcio dos direitos civis e polÃticos e quitação das obrigações eleitorais e militares; d) ausência de condenação em processo judicial por crime doloso nos últimos 5 (cinco) anos; e) bacharelado em Direito ou, até a data da primeira publicação do Edital do Concurso, 10 (dez) anos de exercÃcio em atividade notarial ou de registro, f) conduta digna para o exercÃcio da atividade delegada.
Já para remoção da outorga de delegações, o candidato deverá preencher os seguintes requisitos básicos: a) pleno exercÃcio dos direitos civis e polÃticos e quitação das obrigações eleitorais e militares; b) exercÃcio de delegação em serviço notarial ou registral por mais de 2 (dois) anos, até a data da primeira publicação do Edital do Concurso; c) regularidade dos serviços em sua serventia nos últimos 2 (dois) anos; d) ausência de condenação em processo judicial por crime doloso nos últimos 5 (cinco) anos; e) conduta digna para o exercÃcio da atividade delegada.
Lembrando que a participação no Concurso de Remoção é exclusiva para aqueles que já estiverem exercendo a titularidade de outra delegação, de notas ou de registro, em qualquer localidade no Estado de Alagoas, por mais de dois anos, na forma do artigo 17 da Lei Federal nº 8.935/94, na data da publicação do primeiro edital de abertura deste concurso.
A comissão do concurso dos cartórios é presidida pelo desembargador Tutmés Airan de Albuquerque Melo. Além disso, a comissão conta com os seguintes representantes:
Os interessados em concorrer a uma das vagas poderão se inscrever no site da COPEVE até as 23 horas e 59 minutos do dia 11 de março de 2018. A taxa de inscrição é de R$ 200,00.
O Concurso Público de Cartórios do TJ/AL será realizado em quatro fases distintas e sucessivas:
I. Fase Eliminatória e preliminar: a) Prova Objetiva (Maceió/AL).
II. Fase Eliminatória e classificatória: a) Prova Discursiva e Técnica; b) Prova Oral.
III. Fase Classificatória: a) Prova de TÃtulos.
IV. Fase Eliminatória: a) Investigação de Vida Funcional e Pessoal; b) Exame de Saúde FÃsica, Mental e Aptidão Psicológica.
A prova objetiva, primeira etapa da seleção, está prevista para o dia 6 de maio. Em seguida, o concurso terá a prova discursiva (3 de junho), prova oral (23 a 27 de julho) e a entrega dos documentos para a prova de tÃtulos (23 a 24 de agosto). O relatório com as médias finais será divulgado no dia 28 de setembro de 2018 no site da organizadora.
A Prova Objetiva, de caráter apenas eliminatório, será constituÃda por um caderno contendo 100 (cem) questões. As questões serão de múltipla escolha, com 5 (cinco) opções de resposta cada, havendo apenas 1 (uma) correta, e versarão sobre as seguintes disciplinas:
a) Registros Públicos;
b) Direito Constitucional;
c) Direito Administrativo;
d) Direito Tributário;
e) Direito Civil;
f) Direito Processual Civil;
g) Direito Penal;
h) Direito Processual Penal;
i) Direito Comercial/Empresarial; e
j) Conhecimentos Gerais.
Fonte:https://noticiasconcursos.com.br/concurso-tj-al-cartorios-2018/