Com a correria diária e as inúmeras incumbências, muitas vezes fazem com que o estudo transcorra de forma passiva, descaracterizado seu principal objetivo que é o de buscar, aprimorar e aperfeiçoar o conhecimento de forma ativa.
Em contrapartida contamos com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo e a necessidade de profissionais atualizados se faz presente, por isso à modalidade de pós-graduação a distância tem se tornado uma opção cada vez mais frequente para o crescimento profissional.
Estudar com empenho resulta em melhores resultados, muitos especialistas afirmam que o se dedicar pelo menos por uma hora por dia com toda a energia faz com que se alcance resultados muito mais expressivos, do que estudar um dia inteiro de forma ausente.
Destacamos algumas dicas de como se concentrar nos estudos:
– Música: A música na hora dos estudos pode promover a desatenção. Os especialistas aconselham, se possível procure reproduzir o ambiente das avaliações, que em sua maioria são silenciosos. È imprescindível ter a concentração em mente;
– Local de estudo: Escolher um local de estudo organizado, silencioso e bem iluminado favorece o aprendizado;
– Resumos/ Escrita: A escrita pode ser uma importante medida que auxilia na compreensão do que está sendo estudado. Muitas pessoas tendem a assimilar com mais assertividade, quando relembram o conteúdo através da escrita. Os resumos por sua vez, compreendem as partes mais “essenciais” do tema, e ao descrever com as próprias palavras, pode favorecer o entendimento e revisão;
– Pausas: Os especialistas ressaltam que as sessões de estudo devem compreender pausas, para que ocorra uma adequada assimilação e memorização dos conteúdos;
– Descanso: Para que a rotina de estudos transcorra de forma produtiva, é necessário que o descanso seja realizado, para que os estudos sejam bem aproveitados e a rotina não se torne algo maçante e desgastante.
È muito importante que todo o profissional independente da sua área de atuação, busque se manter atualizado, novos conhecimentos e pratique a leitura.
Fonte: Universidade Gama Filho