Notícias

TJ ES publica edital para concurso de cartório com 150 vagas

O Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES) anunciou a abertura do Concurso Público para ingresso na Atividade Notarial e de Registro, destinado ao provimento e remoção de serventias extrajudiciais no estado. O certame oferecerá um total de 150 vagas, sendo 100 para provimento e 50 para remoção.

Inscrições e taxa

As inscrições estarão abertas entre os dias 25 de abril e 26 de maio de 2025 e deverão ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), organizadora do concurso: https://conhecimento.fgv.br/concursos/tjesnotarial25. O valor da taxa de inscrição é de R$ 450,00.

Distribuição das Vagas

As vagas foram distribuídas da seguinte forma:

Etapas do concurso

O concurso será composto por seis etapas:

  1. Prova objetiva – eliminatória;
  2. Prova escrita e prática – eliminatória e classificatória;
  3. Comprovação de requisitos para outorga das delegações – eliminatória;
  4. Análise da vida pregressa e exames de personalidade – eliminatórios;
  5. Prova oral – eliminatória e classificatória;
  6. Avaliação de títulos – classificatória.

Datas das provas

A prova objetiva de seleção ocorrerá no dia 27 de julho de 2025, com aplicação em turnos distintos para as modalidades de ingresso:

A prova escrita e prática está prevista para o dia 21 de setembro de 2025.

Requisitos

Para concorrer às vagas de provimento, os candidatos devem possuir diploma de graduação em Direito ou comprovar pelo menos 10 anos de exercício em atividade notarial ou registral. Já para as vagas de remoção, é necessário ser titular de serviço notarial ou de registro no Espírito Santo há pelo menos dois anos.

Além disso, para realizar a prova oral, o candidato deve apresentar a comprovação de aprovação no Exame Nacional dos Cartórios (ENAC). Sem essa aprovação, não será possível a outorga ou remoção da delegação.

Outras informações

A seleção respeitará as cotas estabelecidas em lei para PcD, negros e indígenas, e a lista completa das serventias disponíveis pode ser consultada no edital. Todos os detalhes sobre o certame estão disponíveis no site oficial da organizadora.

PARA ACESSAR O EDITAL CLIQUE AQUI