Notícias

Maranhão tem 73 novos cartorários
Os empossados foram aprovados em concurso

SÃO LUÍS – Foram empossados nesta segunda-feira (19), 73 novos cartorários aprovados no Concurso para Ingresso e Remoção das Atividades Notarias e Registrais do Maranhão, conforme o Edital n° 01/2011, que ocuparão serventias na capital e no interior. A posse foi dada pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Cleones Carvalho Cunha e pelos demais membros da comissão: a juíza Alice Prazeres, o registrador Felipe Truccolo e a tabeliã Patrícia Cavalcante.

Os empossados têm o prazo de 30 dias para entrarem em exercício nas respectivas comarcas, na presença dos juízes diretores dos fóruns locais, por delegação de competência do corregedor-geral. Os candidatos que não tomaram posse, por falta de documentos ou exames, têm até o dia 23 de agosto para a regularização.

Cleones Cunha manifestou satisfação em chegar ao último ato do concurso, ressaltando o trabalho do TJ-MA e da comissão do concurso, realizados dentro da legalidade e atribuindo a conquista ao exclusivo mérito dos candidatos. Ele frisou que o serviço de cartório é uma função delegada, mas que não perde o caráter de serviço público, devendo ser prestado com qualidade à sociedade. “Defendo a realização de concurso para qualquer cargo, porque assim todos podem participar e se respeita o mérito e a capacidade de cada um”, opinou.

O primeiro empossado foi o teresinense Thyago Ribeiro Soares, que ocupará o 2º Ofício de Registro de Títulos e Documentos e das Pessoas Jurídicas de São Luís. Thyago Soares, que já trabalhava na função de cartorário na cidade de Tianguá (CE), foi atraído pelo interesse na área e por ter familiares em São Luís. “Percebemos o esforço do Tribunal em fazer caminhar o concurso, mesmo com as dificuldades”, avaliou.

Os empossados participarão de curso preparatório, nos dias 20 e 21 de agosto, que irá apresentar as rotinas da prática cartorária e as normas sobre emolumentos, do Fundo de Reaparelhamento e Modernização do Poder Judiciário (FERJ) e do Fundo Especial das Serventias de Registro Civil (FERC).

Fonte: Imirante