Falta menos de um mês para a primeira fase do concurso do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR). A prova aplicada será objetiva e terá 50 questões. De acordo com o TJPR, a concorrência para provimento é de 15,73 candidatos por vaga, enquanto na segunda é de 1,88. O edital com os nomes de todos os participantes deve ser publicado dentro dos próximos dias.
O número de inscritos, conforme balanço divulgado pelo Tribunal, é de mais de 8,5 mil pessoas. São 8.256 concorrentes de provimento inicial (novos titulares) e 331 de remoção (pedido de transferência). A quantidade de vagas oferecidas é a segunda maior na área do país, sendo 326 vagas por provimento e 177 por remoção. O único concurso com mais vagas é o da Bahia, que teve nova data para a primeira fase divulgada na última semana.
Limite de pontuação
Uma liminar do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) suspendeu o item do edital do concurso para cartórios do estado que previa o acúmulo de pontos, fazendo com que o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) publicasse edital complementar para alterar o sistema de pontuação do concurso.
O limite máximo de pontuação é de 10 pontos por títulos apresentados. Os diplomas de pós-graduação poderão valer até 3,5 pontos, no máximo. Cursos de especialização em Direito só serão considerados se tiverem carga horária acima de 360 horas e com exigência de monografia final. Os diplomas devem ser emitidos por instituições de ensino reconhecidas.
Os candidatos também podem receber até dois pontos pelo exercício da advocacia ou de outras funções ligadas ao Direito por três anos até a data de publicação do edital. Pessoas que não forem bacharéis em Direito podem receber dois pontos pelo exercício de função notarial ou de registro por no mínimo 10 anos. Professores na área do Direito podem receber dois pontos pelo exercício mínimo de cinco anos – não cumulativos com o exercício da advocacia.
Preparação
Para ter um bom desempenho na primeira etapa é preciso muito estudo, já que esta fase é classificatória e costuma ter notas altas. “Para se diferenciar o candidato deve apostar em questões específicas sobre Direito Notarial e Registral, buscando estudar conteúdo específico destas áreas”, comenta.
O Concurso de Cartório oferece cursos com professores experientes e especialistas na área. Confira:
Concurso de Cartório com informações da Gazeta do Povo e Folha de Londrina