Notícias

Prepare-se para os concursos da BA e de MG
Provas de primeira fase serão em maio e junho

As provas de primeira fase dos concursos para cartórios da Bahia e de Minas Gerais serão no primeiro semestre de 2014. Ao todo, são 1839 vagas.

Minas Gerais

O TJMG publicou o Edital 01/2014 do concurso para a outorga de 456 delegações de notas e de registro do Estado de Minas Gerais.

São 304 vagas para provimento e 152 para remoção, com reserva de 10% para candidatos com deficiência. Podem concorrer às vagas de provimento bacharéis em direito ou quem tenha dez anos de função em serviço notarial e de registro. Já as vagas de remoção são para os titulares de outra delegação que já tenham dois anos.

O concurso terá cinco fases: prova objetiva, escrita e prática, comprovação dos requisitos para outorga de delegações, prova oral e exame de títulos. As provas de primeira fase serão nos dias 24 de maio para remoção e 25 de maio para provimento.

O Concurso de Cartório oferece duas opções para os candidatos ao concurso de Minas Gerais: o Intensivo Minas Gerais (onlinepresencial) e o Aulão de véspera.

O Intensivo Minas Gerais é composto por mais 100 horas/aula com conteúdo da parte geral do Direito em audiovisual. A aula presencial será entre os dias 19 e 22 de maio, em Belo Horizonte, no Hotel San Diego Suítes (Avenida Álvares Cabral, 1181 – Lourdes), com os melhores professores de Minas Gerais da atividade notarial e registral. Para os alunos que não poderão comparecer, as aulas serão transmitidas online.

O Aulão de véspera Minas Gerais será no dia 24 de maio. Com aproximadamente 10 horas de aula, mais de 100 questões de concursos serão revisadas, também em Belo Horizonte, no Hotel San Diego Suítes (Avenida Álvares Cabral, 1181 – Lourdes).

Bahia

O Tribunal de Justiça da Bahia oferece concurso público para 1.383 vagas para titulares de cartórios de notas e registros do estado – 922 para provimento e 461 para remoção. Serão reservados aos candidatos com deficiência 5% das vagas previstas. No site do Cespe/UnB, é possível ver o edital (acesse o edital).

Para participar da seleção, é necessário ser bacharel em direito, com diploma registrado, ou ter exercido, por 10 anos, completados antes da primeira publicação do edital, função em serviços notariais ou de registros. Para candidatos por remoção, é preciso comprovar que já exercem titularidade plena de serventia extrajudicial em qualquer localidade da Bahia por mais de dois anos.

O concurso será composto de seis etapas. A primeira e segunda serão de prova objetiva de seleção e prova escrita e prática, respectivamente. Já na terceira etapa, os candidatos deverão comprovar os requisitos para outorga das delegações.

A quarta etapa será composta das fases de exames psicotécnico e da entrega do laudo neurológico e do laudo psiquiátrico, entrevista pessoal, além de análise da vida pregressa.

A quinta e a sexta etapas serão de prova oral e avaliação de títulos, respectivamente.

A aplicação da prova objetiva de seleção está prevista para o dia 29 de junho, em Salvador, no turno da manhã para os candidatos a provimento e no turno da tarde para  remoção.

O Concurso de Cartório preparou também para a Bahia o Intensivo e o Aulão de véspera.

O Intensivo Bahia é composto por mais 100 horas/aula com conteúdo da parte geral do Direito em audiovisual. A aula presencial será entre os dias 23 e 27 de junho, em Salvador, no Hotel Pestana Bahia (Rua da Fonte do Boi, 216 – Rio Vermelho), com os melhores professores da atividade notarial e registral. Para os alunos que não poderão comparecer, as aulas serão transmitidas online.

O Aulão de véspera Bahia será no dia 28 de junho. Com aproximadamente 10 horas de aula, mais de 100 questões de concursos serão revisadas, no Hotel Pestana Bahia.