Notícias

Segunda fase do concurso de cartório do Paraná é neste domingo (20)
Ao todo são 503 serventias extrajudiciais vagas

A segunda fase do concurso público para cartórios extrajudiciais do Paraná é no próximo domingo (20). A quantidade de vagas oferecidas é uma das maiores na área do país. São 503 ofícios vagos, sendo 326 por provimento e 177 por remoção. Serão destinadas 5% das vagas às pessoas com deficiência.

“O concurso do Paraná é um dos mais esperados, pois todos os cartórios do estado já estão instalados, funcionando, ao contrário de outros estados em que os vencedores do concurso terão que implantar novas unidades”, conta o coordenador do curso preparatório Concurso de Cartório, Heverson do Valle.

Para participar da seleção, é necessário ser bacharel em direito, com diploma registrado, ou ter exercido por 10 anos, completados antes da primeira publicação do edital, função em serviços notariais ou de registros. Para candidato por remoção, é preciso comprovar que já exercem titularidade plena de serventia extrajudicial em qualquer localidade do Paraná por mais de dois anos.

Os concursos voltados ao preenchimento de serventias extrajudiciais têm provas de segunda fase diferentes de outros concursos da área do Direito. “O certame busca medir o conhecimento prático e específico, por isso, a dificuldade para concorrentes que nunca trabalharam como notário e registrador”, explica o coordenador. “Apesar dessa peculiaridade, o certame de cartório é muito atrativo, pois a concorrência costuma ser menor do que em outros concursos”, complementa.

Histórico

Em julho de 2010, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou que fosse realizado no Paraná concurso público para o preenchimento de cartórios extrajudiciais. Ao todo, 31% das 1,1 mil serventias paranaense eram ocupadas por não concursados.

O certame foi marcado para o dia 8 de dezembro de 2012, o qual foi suspenso por uma liminar do CNJ baseado em pedidos de candidatos, que alegaram problemas técnicos na aplicação da prova.

Em janeiro de 2014, o Edital de reabertura foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação, organizador do concurso. A primeira etapa foi realizada em 30 de março.

Foto: Naim Oliveira