Notícias

Semana de conciliação
Tribunal agenda mais de 3,9 mil audiências

Teve início em todo o país, na manhã desta segunda-feira (2/12), a Semana Nacional de Conciliação, mobilização promovida anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com o objetivo de estimular a cultura do diálogo. No âmbito da Justiça do Trabalho da 1ª Região, 3.388 audiências estão marcadas nas Varas do Trabalho e cerca de 550, na Coordenadoria de Apoio à Efetividade Processual (Caep).

O desembargador Cesar Marques Carvalho, gestor Regional do Projeto Nacional de Conciliação do CNJ, abriu oficialmente a Semana no RJ e presidiu uma das audiências realizadas na Caep nesta segunda-feira (2/12).

Quem não teve oportunidade de se inscrever na Semana de Conciliação, que termina no dia 6 de dezembro em âmbito nacional, deve ficar atento: o prazo para incluir um processo em pauta especial no Tribunal Regional do Trabalho (TRT-RJ) foi estendido até 18 de dezembro. Os interessados devem solicitar o agendamento de audiência de conciliação enviando e-mail para [email protected] com nome da parte, número do processo, contados e advogado com OAB (não obrigatório).

A conciliação tem como principal missão a realização do acordo, evitando, assim, a continuidade do conflito judicial. Resolve-se tudo em um único ato, sem necessidade de produção de provas. Além disso, as partes evitam gastos com documentos e deslocamentos aos fóruns e chegam à solução dos seus conflitos sem a imposição de um juiz. Nas ações judiciais, há sempre a possibilidade de perdas se houver uma sentença desfavorável. Já por meio da conciliação, não existem vencidos, pois o resultado final beneficia ambas as partes.

Fonte: CNJ