Notícias

Tabelião é afastado por responder processos judiciais
Otocar Moreira Rosal é alvo de 17 ações judiciais

Um tabelião de Cristalândia foi afastado do cargo após uma Ação Civil Pública (ACP) impetrada pelo Ministério Público Estadual (MPE). O funcionário identificado como Otocar Moreira Rosal é alvo de 17 ações judiciais, sendo elas 14 civis públicas e quatro penais.

De acordo com MPE, Rosal foi afastado do 1º Tabelionato e Registro de Imóveis do município por decisão monocrática proferida pelo TJ em uma das ACPs. “Há outros procedimentos administrativos contra o tabelião e seus familiares, empregados no cartório, em fase de apuração, o que torna imprescindível que o mesmo seja mantido afastado”, enfatizou a Promotora de Justiça, Thaís Cairo Souza Lopes, ao justificar o pedido da manutenção do afastamento.

As investigações tiveram início em 2013, após constatações de irregularidades apontadas na Correição do Tribunal de Justiça. Em uma das irregularidades detectadas, o tabelião teria fraudado um Contrato de Compra e Venda de Imóvel e expedido certidão imobiliária falsa em nome do filho dele, para que o mesmo pudesse conseguir um empréstimo de R$ 60 mil junto ao banco HSBC, no ano de 2010. Depois disso, a Promotoria de Justiça deu início à análise de uma farta documentação e recebeu novas denúncias, muitas delas realizadas pela própria população.

 

Fonte: Surgiu