O presidente em exercÃcio do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA), publicou na tarde de 21 de novembro o edital de realização de concurso público de provas e tÃtulos para outorga de delegações de serventias extrajudiciais de notas e de registro do estado. Ao todo são 1383 cartórios de notas e registros vagos.
O certame é composto por seis etapas, sendo a primeira uma prova objetiva de seleção com duração de cinco horas, que será aplicada na data provável de 6 de abril de 2014, no turno da manhã para os candidatos à outorga por provimento e no turno da tarde.
Inscrições
A inscrição é realizada somente via internet, no endereço eletrônico, entre os dias 7 de janeiro de 2014 e 5 de fevereiro de 2014. O taxa da inscrição é de R$200.
Histórico
Em 2011 foi sancionada a Lei n° 12.352/11, que autorizou a privatização dos cartórios extrajudiciais baianos. Mas, em 15 de maio de 2013, o plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) ratificou decisão de afastar administradores de cartórios extrajudiciais que não ingressão por concurso público depois da promulgação da Constituição de 1988. A decisão obrigou que os Tribunais de Justiça (TJ) de 14 Estados e do Distrito Federal abram concurso em 90 dias.
O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), após lançar edital do concurso, com o inÃcio das inscrições previsto para 14 de agosto, suspendeu o perÃodo de inscrição. De acordo com a assessoria de imprensa do TJ-BA, o adiamento se fez necessário porque não estavam previstas no cronograma a realização das audiências públicas para divulgação dos resultados de cada fase do concurso. O cronograma será readequado.
Â
Confira o edital completo.