Até o fim da tarde desta terça-feira (18), quase 12 mil pessoas já haviam se inscrito para o concurso do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), que deve preencher 500 cartórios extrajudiciais no estado. São 11,4 mil candidatos para promoção (novos titulares) e 444 para remoção (titulares que querem transferência para outras serventias). É o último dia permitido para inscrições, que podem ser feitas pelosite do TJ até a meia-noite.
Do total, cerca de 7,2 mil inscritos já pagaram a taxa de inscrição, de R$ 200. O pagamento pode ser feito até a meia-noite desta quarta-feira (19) – caso seja feito online, por Internet Banking.
Se todos os inscritos efetuarem o pagamento, a concorrência na modalidade de promoção será de 35 candidatos por vaga. Os 11,4 mil inscritos, até o momento, concorrerão para assumir 324 cartórios. Já na categoria de remoção, há 444 candidatos para 177 vagas – ou 2,5 candidatos por vaga. Os primeiros colocados poderão escolher as serventias que ocuparão.
Podem concorrer bacharéis de Direito e pessoas que exerceram a função notarial ou registral por dez anos ou mais. São destinadas 5% das vagas a pessoas com deficiência. O concurso é composto por seis etapas, sendo que a primeira será a prova objetiva com 100 questões aplicadas no dia 30 de março.
Pendências
Matéria da Gazeta do Povo desta terça-feira mostra que quase metade dos 500 cartórios declarados vagos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e que entraram no concurso têm pendências no Judiciário. De acordo com listagem do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ), a ocupação de 230 serventias é alvo de questionamentos judiciais que podem complicar a entrada de novos titulares aprovados no concurso. O próprio TJ admite a possibilidade de que a vacância de alguns cartórios possa ser revertida, apesar de considerar o quadro “improvável”.
Fonte: Gazeta do Povo