Notícias

TJAM: cartórios abrem aos sábados
Medida atende demanda da população

A obrigatoriedade é para funcionamento de segunda a sexta-feiras, de acordo com o Provimento nº 065/2002, da Corregedoria Geral de Justiça.Alguns cartórios de notas e registros públicos de Manaus estão abrindo aos sábados para atender a população, mesmo sendo facultativo. A obrigatoriedade é para funcionamento de segunda a sexta-feira, de acordo com o Provimento nº 065/2002, da Corregedoria Geral de Justiça, facultando a abertura aos sábados.

Entre os cartórios de notas que funcionam aos sábados está o 9º Tabelionato de Notas – Cartório Abreu, localizado na Avenida Jornalista Umberto Calderaro Filho, 250, bairro São Francisco, das 8h30 às 12h; e o 7º Tabelionato de Notas – Cartório Fioretti, na Avenida André Araújo, 115, bairro Aleixo, das 9h às 13h.

Já o atendimento de registro civil ocorre aos finais de semana, em esquema de plantão, para os casos de registros de óbitos, mas há cartórios que atendem aos sábados pela manhã normalmente, como o 8º Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais, na Avenida Constantino Nery, nº 2306, Chapada; e o 9º Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais, na Rua Dessana, nº 23 – Sala 06 – Térreo – Cidade Nova I, no horário das 8h30 as 12h.

A tabeliã Fátima Abreu, do 9º Tabelionato de Notas, disse que passou a abrir o cartório aos sábados em 2007, um ano depois de assumir o cargo provido por concurso do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). O serviço é o mesmo do oferecido durante a semana, com todos os funcionários, e a tabelião apontou que todos os serviços são bem solicitados e que a procura é de pessoas que precisam assinar as escrituras diversas, incluindo separações, divórcios e inventários extrajudiciais.

“Quando cheguei aqui vi que os cartórios não abriam aos sábados. Havia um provimento que autorizava abrir facultativamente aos sábados, então resolvi abrir para atender melhor o público e foi uma inovação que teve grande respaldo e gerou grande benefício”, disse Fátima.

O secretário geral de Justiça do Tribunal de Justiça do Amazonas, Juscelino Kubitschek de Araújo, enalteceu o trabalho dos cartórios. “É um serviço de alta necessidade social e eles atendem muito bem a população. Imagina precisar de autenticação no sábado e não tinha, agora tem”, disse o secretário.

Casamentos

A oficiala Juliana Follmer, do 8º de Registro Civil das Pessoas Naturais, informou que quando assumiu o cargo em 2006 o cartório já abria aos sábados e foi mantida esta prática, além de atender no horário do almoço durante a semana.

“A gente faz muita habilitação de casamento para os noivos que trabalham durante a semana. Outros Estados não têm este atendimento e as pessoas se surpreendem quando falamos sobre isto. É um avanço neste sentido”, afirmou Juliana.

Cartórios

A lista completa de cartórios do Amazonas pode ser obtida na internet, no endereço http://www.anoregam.org.br/cartorios_listagem.php ou pelo telefone (92) 3663-3215, da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Amazonas (Anoreg).

Fonte: TJAM