Notícias

TJSC: CGJ inspeciona 100% das serventias
Inspeção é com sistema virtual

A Corregedoria-Geral da Justiça, por meio do seu Núcleo IV Serventias Extrajudiciais, acaba de cumprir a meta do CNJ de inspeções em pelo menos 30% das serventias extrajudiciais do Estado. Mais que isso, alcançou também 100% dos cartórios do Estado, por meio do recém lançado sistema de inspeções virtuais.

Lançado no início deste mês, a nova ferramenta eletrônica consolida e analisa, de forma automática e contínua, a qualidade das informações dos atos praticados pelos serviços de notas e de registros catarinenses, remetidos de acordo com a sistemática do Selo Digital de Fiscalização, definitivamente implantado em Santa Catarina ainda em 2012.

Por meio do sistema, é possível a realização de inspeções totalmente automatizadas e virtuais na totalidade dos serviços de notas e de registros do Estado, com a geração de um relatório de inspeção por serventia, de um total de 584 que atuam no Estado. O procedimento, que objetiva avaliar a qualidade das informações dos atos remetidos ao Poder Judiciário em relação ao cumprimento das normas legais e administrativas, será repetido mensalmente, o que garante o acompanhamento, pelo responsável pela serventia, das melhorias dos indicadores.

Com o envio de 584 relatórios de inspeção no último dia 10 de outubro, a Corregedoria atingiu o índice recorde de inspeções realizadas em 100% dos serviços de notas e de registros do Estado e, de quebra, atingiu a meta de inspeção imposta pelo CNJ, que era de fiscalizar 30% das serventias do Estado por ano.

Com a utilização do pioneiro sistema de inspeções virtuais, a Corregedoria, além de fiscalizar a totalidade dos cartórios extrajudiciais, ainda obtém valiosas informações que, além de não excluir as correições presenciais, serão utilizadas na elaboração do planejamento das atividades dos próximos exercícios e garante a qualidade das informações remetidas por todas as serventias mensalmente, ponderou a desembargadora Salete Silva Sommariva, Corregedora-Geral da Justiça em exercício. A iniciativa é mais um dos projetos elaborados pela Comissão dos Sistemas Eletrônicos Extrajudiciais, equipe composta por servidores da Corregedoria e da Diretoria de Tecnologia da Informação do TJSC.

Fonte: JusBrasil